Domingo Aéreo 2013 / Pirassununga

14-08-2013 19:52

 

Domingo Aéreo na AFA atrai 50 mil pessoas

A Academia da Força Aérea (AFA) realizou no dia 11 o já tradicional Domingo Aéreo na cidade de Pirassununga, interior de São Paulo. O evento contou com a presença de cerca de 50 mil pessoas, que puderam conhecer de perto um pouco mais sobre o trabalho da Força Aérea Brasileira (FAB).Durante todo o dia, aeronaves militares e civis realizaram sobrevoos e ficaram em exposição estática, permitindo ao público chegar perto e até mesmo entrar em aeronaves.Entre as aeronaves militares presentes, estavam os caças F-5, A-1 e o F-2000 Mirage, AT-26 Xavante; os helicópteros CH-34 Super Puma, Seahawk (Marinha), EC-725 Cougar (Exército), H-50 Águia (Polícia Militar de São Paulo); os aviões de transporte C-105 Amazonas e C-130 Hércules; e os T-25 Universal e T-27 Tucano, utilizados na instrução aos cadetes aviadores da AFA. A Esquadrilha da Fumaça realizou ainda treinamentos aéreos com o novo A-29 Super Tucano. Atualmente, a Fumaça está com suas demonstrações suspensas devido ao processo de troca de aeronaves.

Aeronaves civis também marcaram presença, com shows aéreos da Esquadrilha Extreme e da Tuareg Aerobatic (Mehari), e as aeronaves Extra 230, RV-10, PITTS S-2ª, PT-ZZE, EC-725, além das apresentações de paraquedismo e de aeromodelos de alta performance .

Houve ainda estandes de divulgação de organizações da FAB, exposição de carros de combate do exército, miniaturas de aeronaves (plastimodelismo), apresentação do Pelotão de Cães de Guerra da AFA, e exposições históricas sobre a 2ª Guerra Mundial. Celebrando o dia dos pais, as crianças puderam se divertiram dentro dos aviões de brinquedo do Projeto Kero Voar.

O evento

O Domingo Aéreo já é um evento tradicional que acontece em diversas unidades da FAB, e recebe também o nome de “Portões Abertos”. O evento da AFA é um dos maiores do Brasil e já completou 35 edições.

 

FONTE: A.F.A.