Esquadrilha da Fumaça recebe certificado do Guinness

11-04-2017 20:19

Dez anos se passaram quando a Esquadrilha da Fumaça quebrou seu próprio recorde mundial com a maior quantidade de aeronaves em voo invertido, representantes do Guinness World Records vieram até o Brasil para entregar o certificado, em mãos, para a equipe do Esquadrão na tarde desta quinta-feira, dia 6 de abril, em Pirassununga (SP).

O diretor do Guinness World Records para a América Latina, Carlos Martínez, afirmou que ficou muito alegre em poder entregar o certificado ao grupo. “É impressionante e espetacular o que a equipe fez em 2006 de voar, simultaneamente, com doze aviões em voo invertido. Estou muito feliz por poder vir ao Brasil para conhecê-los de perto e parabenizá-los pelo recorde”.   

Dois pilotos da equipe de 2006, que participaram do recorde mundial, estiveram presentes na cerimônia de entrega do certificado. O Coronel Aviador Afonso Henrique Junqueira de Andrade Junior que comentou sobre o desafio. “Todos estávamos muito tranquilos na época porque treinamos muito. Mais do que a marca de ter batido o recorde, ter vivido aquele momento foi um privilégio para mim e para todos que presenciaram”. Outro componente da equipe da época, o piloto Coronel Ricardo Beltran Crespo, também falou sobre o momento. “As marcas registradas da Fumaça são a proficiência e o treinamento dos pilotos. As condições meteorológicas da época podiam interferir no momento, porém estávamos muito preparados. Passamos em frente ao público de, aproximadamente, 60 mil pessoas e foi marcante para todos nós”.

O certificado agora fica exposto no Salão Histórico e pode ser conferido pelos visitantes. A Esquadrilha da Fumaça pode ser visitada aos finais de semana, das 10h às 12h e das 14h às 16h. A entrada é gratuita.

fonte: EDA

divulgação: Clube da Aviação